O sistema metroviário de Milão recebeu seu primeiro, de um lote de 10 novas composições fabricadas pela empresa AnsaldoBreda, que deve prestar serviço na linha M2.
Em 2012, a operadora ATM (Azienda di Trasporte Milanese) adquiriu 30 composições de seis carros da mesma empresa com recursos próprios alem de financiamento do Banco Europeu de Investimento. A ordem de compra dos trens é para absorver a crescente demanda da rede. Só a Linha M2 transporta hoje mais de 500.000 passageiros por dia.
Deste lote de 30 adquirido em 2012, quatorze já chegaram e o vigésimo deve chegar até junho de 2016. Estes trens devem prestar Serviços na Linha M1.
Os trens possuem 107 metros de comprimento, com capacidade de transportar 1.232 passageiros, são equipados com ar-condicionado e iluminação LED. A sua velocidade máxima é de 90 Km/h, e consomem até 25% menos energia que as composições mais antigas.
O metropolitano de Milão (em italiano: Metropolitana di Milano) é o maior sistema da Itália, com cerca de 92 km de extensão, destes, 50 km estão dentro da cidade de Milão, sendo grande parte debaixo da terra. A malha é formada por 4 linhas e 111 estações. As passagens são cobradas de acordo com o percorrido, sendo que as viagens para fora da área urbana são mais caras.