Porto Alegre vai testar Micro-ônibus elétrico

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Dois ônibus elétricos chineses devem ser testados na cidade de Porto Alegre. Um deles, o K 9, de 12 metros de comprimento. A novidade é o início de testes com o K 7, um micro-ônibus.

Ambos foram fabricados pela empresa BYD – Build Your Dream, que já testou veículos de 12 metros semelhantes em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Sorocaba. Os ônibus possuem baterias de fosfato de ferro à prova de fogo que, carregadas, podem dar autonomia de até 250 quilômetros ao veículo.

De acordo com reportagem do Blog Ponto de Ônibus do jornalista Adamo Bazani, o  diretor de relações governamentais e marketing da BYD, Adalberto Maluf, disse que o micro-ônibus têm os mesmos motores nas rodas que o veículo de dimensões convencionais, mas a potência foi ajustada.

De acordo ainda com Maluf, o veículo deve ser vendido como miniônibus montado, em parceria com fabricantes de carrocerias como Marcopolo/Volare e Caio, por exemplo. Já o convencional K 9 deve ser adquirido como os demais ônibus no mercado brasileiro, com a compra do chassi separada da carroceria.

A novidade foi apresentada durante cerimônia de assinatura do contrato de concessão das empresas de ônibus da capital Gaúcha.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus