Tecnologia

Curitiba testa ônibus elétrico articulado

A cidade de Curitiba testou um ônibus elétrico chinês articulado, modelo K 11, da fabricante BYD – Build Your Dream, na linha Interbairros II, uma das mais movimentadas da cidade com trajeto total de 42 quilômetros. Foram feitas simulações com lotação de passageiros testadas com bombonas de água.

O veículo possui capacidade para 113 passageiros, destes 53 sentados e 60 em pé. O ônibus tem 18,9 metros de comprimento e piso baixo, e autonomia de 250 quilômetros com tempo de carga de energia entre 2 e 3 horas e velocidade máxima de 90 km/h.

O ônibus ficará em exposição para quem tiver interesse em conhecê-lo, na quarta-feira (7), das 12h as 17h na Urbs, na Rodoferroviária; e na quinta e sexta-feira (8 e 9) das 9h às 17h, na Praça Rui Barbosa.

Em 2014, a prefeitura de Curitiba firmou convênio de parceria com a Volvo Bus Latin América, e no ano que vem vai disponibilizar um ônibus Padron híbrido elétrico e um ônibus articulado híbrido.

A capital paulista também deve ter testes com o elétrico articulado. Técnicos da BYD e da SPTrans – São Paulo Transporte, trabalham em um modelo articulado cuja carroceria atenda às especificações da cidade.

byd2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus