O Matemático Wilhelm Landerholm desenvolveu um algoritmo capaz de prever possíveis atrasos em sistemas metroferroviários, que pode auxiliar os Centros de Controle Operacionais (CCO) a tomarem decisões mais depressa, afim de causar menor impactos na operação.
Feeds em tempo real através de uma rede de dados têm sido usados para coletar informações sobre a hora de chegada e partida de cada composições na Suécia durante um longo período. Quando uma composição atrasa, o modelo matemático pode ser usado para simular o impacto em todos os comboios e assim, prever o tempo que vai chegar em cada estação e os efeitos prováveis em até 2 horas depois.
O modelo também contempla um aplicativo de smartphone para informar os passageiros das eventuais panes com aviso prévio.
“Nós construímos um modelo de previsão usando dados grandes, que nos permite visualizar todo o sistema de trem com 2 horas de antecedência”, explicou Mikael Lindskog da companhia ferroviária Sueca Stockholmståg. “Nós agora podemos prever falhas no nosso serviço e nosso centro de controle de tráfego pode impedir os efeitos em cascata que realmente causam a maioria dos atrasos. Hoje o centro de controle de tráfego analisa os atrasos manualmente, a fim de evitar atrasos futuros”, acrescentou.
“Ao automatizar a previsão, podemos aumentar significativamente nosso nível de serviço. O “commuter prognóstico” será o primeiro modelo de previsão automatizada de seu tipo de serviço. No longo prazo, é possível que isso vai mudar a forma como os centros de controle de tráfego funciona em todo o mundo.” completou Mikael.
De acordo com declarações de Landerholm, o modelo poderia ser aplicável a qualquer rede ferroviária.
Com as informações de Railway Gazette