Uma pesquisa feita pela ConsumerLab com 1500 pessoas revela que das capitais brasileiras, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo são as localidades onde os usuários do transporte público mais acessam a internet em seus deslocamentos.
A cidade de Curitiba, conhecida pelo transporte por meio dos corredores de ônibus, o índice de uso de celulares ou outros dispositivos móveis com internet é de 82%. São Paulo e Rio de Janeiro aparecem logo em seguida com 66% cada uma.
Segundo os dados, a maior parte dos passageiros quando conectados, passam a grande parte do tempo nas redes sociais, sendo 80% dos curitibanos, 78% dos paulistanos e 60% dos cariocas. Apesar da conectividade, os passageiros reclamam por acessos mais rápidos, como a falta de serviços de wi-fi.
A pesquisa aponta ainda que o tempo de deslocamento diário dos “passageiros conectados” é de 2 horas em média no Rio de em São Paulo e uma hora e meia em Curitiba.
Perfis nas redes sociais ajudam no deslocamento
Entre as cidades mencionadas acima, Rio e São Paulo dispõe de perfis oficias e não oficiais que servem como “SAC 2.0”. Em São Paulo, o Metrô e a CPTM sempre estão prontas a atender seus usuários. O mesmo ocorre com o Metrô Rio e a Supervia. As empresas possuem contas no twitter e no facebook.
Outra maneira de aproveitar a conexão nas redes sociais, e ficar por dentro de como anda o trajeto é seguir o perfil no twitter “Usuários Metro SP“, com informação sobre a situação das linhas dos próprios usuários de maneira colaborativa. A conta possuí quase 80 mil seguidores.