Brasil

Cidades de Santa Catarina vão ganhar trem para estudantes

Estudantes de duas cidade de Santa Catarina vão poder se deslocar através de um trem de forma gratuita, entre as cidades de Içara e Criciúma, em um trecho ferroviário de cerca de 10 Km. De acordo com a prefeitura de Içara, o transporte poderá ser iniciado de maneira experimental já neste mês.

Em entrevista ao site SATC, o diretor da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benony Schmitz Filho, disse que para iniciar a operação, resta a conclusão de obras ao lado do trilho. “Estamos aguardando a finalização das calçadas, o que deve ocorrer ainda este mês”, diz.

O trem transportará até 200 alunos. De acordo com Schmitz Filho, a FTC é uma empresa para o carregamento de cargas, por isso será feita uma parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão para essa primeira etapa.

“Assim que as obras tiverem terminadas, precisamos de 10 a 15 dias para cadastrar os estudantes e providenciar os trens. Se tudo ocorrer como o esperado, vamos buscar empresários do ramo que queiram investir no projeto”, destaca o diretor.

“Após a primeira parte realizada, vamos enviar o projeto para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pedir a autorização para o transporte de pessoas. O segundo semestre de 2015 será de estudos, já que as normas da agência são rígidas”, afirma Schmitiz Filho.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus