Estudantes de duas cidade de Santa Catarina vão poder se deslocar através de um trem de forma gratuita, entre as cidades de Içara e Criciúma, em um trecho ferroviário de cerca de 10 Km. De acordo com a prefeitura de Içara, o transporte poderá ser iniciado de maneira experimental já neste mês.
Em entrevista ao site SATC, o diretor da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benony Schmitz Filho, disse que para iniciar a operação, resta a conclusão de obras ao lado do trilho. “Estamos aguardando a finalização das calçadas, o que deve ocorrer ainda este mês”, diz.
O trem transportará até 200 alunos. De acordo com Schmitz Filho, a FTC é uma empresa para o carregamento de cargas, por isso será feita uma parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão para essa primeira etapa.
“Assim que as obras tiverem terminadas, precisamos de 10 a 15 dias para cadastrar os estudantes e providenciar os trens. Se tudo ocorrer como o esperado, vamos buscar empresários do ramo que queiram investir no projeto”, destaca o diretor.
“Após a primeira parte realizada, vamos enviar o projeto para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pedir a autorização para o transporte de pessoas. O segundo semestre de 2015 será de estudos, já que as normas da agência são rígidas”, afirma Schmitiz Filho.