Brasil

Brasil registra queda no número de passageiros de ônibus

Mais viagens no transporte público pode significar menos trânsito, e por consequência menos poluição e menos acidentes. No entanto caiu a média de passageiros transportados por ônibus em território nacional.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), os sistemas de ônibus perderam em 2015, 300 mil passageiros em relação a 2013 e 2014.

A pesquisa foi baseada em dados de nove capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, a retração se da por conta da queda da velocidade operacional, o aumento dos custos e a competição com o automóvel. É preciso haver maior planejamento de linhas e itinerários, de acordo com Cunha.

Falta de infraestrutura nas cidades

A publicação da NTU aponta que o país possui 94 projetos de BRT em 33 cidades. Deste total, 18 estão em operação, 19 em obras e 57 em elaboração. Existem ainda 194 projetos de corredores e 130 de faixas exclusivas, evidenciando a importância de dar continuidade aos investimentos dos governos em mobilidade urbana.

Ainda sim, um dos principais entraves para ampliação de infraestrutura é a falta de projetos dos municípios. Um levantamento do Ministério das Cidades aponta que apenas 61 das 1.317 cidades pesquisadas possuem o Plano de Mobilidade Urbana concluído.

A NTU aposta que o governo federal capacite gestores públicos nessas localidades para que os planos sejam desenvolvidos, para que indicadores como este descrito no começo do texto sejam revertidos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios