Ciclista

Maioria usa bicicleta como meio de deslocamento no cotidiano, diz pesquisa

Imagem: Lucas Chiconi – Diurbe São Paulo

O uso da bicicleta muitas vezes pode ser atribuído apenas para o lazer, porém uma pesquisa mostra que existe o uso expressivo da magrela em deslocamentos do dia a dia. Na verdade, o fato já foi constatado em contagens feitas por cicloativistas.

Um novo estudo comprova a afirmação, intitulado “De bike ao trabalho”. A pesquisa feita pelo Bike Anjo, que é realizada anualmente, aponta que 63% dos entrevistados usam a bicicleta ao menos duas vezes por semana em seus deslocamentos.

Foram entrevistados 1531 brasileiros de 205 cidades. Os dados revelam ainda que 68% fazem o uso da bicicleta como meio de transporte frequentemente.

A pesquisa revela que 37,6% dos entrevistados pedalam todos os dias até o posto de trabalho, não importando a condição climática, ou seja, pedalam com chuva ou sol. 16,3% disseram que nunca terem experimentado o deslocamento de bike, mas gostariam de usar a bike como meio de deslocamento.

As novas ciclovias instaladas podem ser indutoras de demanda. O estudo mostra esta tendência, onde 46,5% dos entrevistados afirmaram que não utilizam a bicicleta por falta de vias para ciclistas em seu deslocamentos.

Com as informações de Revista Bicicleta

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus