Reportagens Especiais

Via Trolebus visita obras da Estação Nossa Senhora da Paz

Imagens: Linha 4 do Metrô / Divulgação

O Via Trolebus teve a oportunidade no ultimo dia 10, sexta, de conhecer 2 futuras estações em obras da Linha 4 do Metrô Rio: Nossa Senhora da Paz e São Conrado. Logo na primeira parada da visita, Nossa Senhora da Paz, recebi um vasto material de proteção para segurança como capacete, bota, óculos e proteção para o nariz e boca devido a poeira.

A estação Nossa Senhora da Paz é umas 6 novas estações da futura linha 4, que estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, com o início da operação assistida, fora do horário de pico. A operação comercial nos mesmos horários das demais linhas do metrô será iniciada em julho de 2016. Atualmente o mezanino desta estação está sendo construído, assim como os pilares de sustentação deste andar.

FVD-15D4963

Já é possível perceber as vias permanentes – por onde passarão os trens – e as plataformas de embarque e desembarque, que estão sendo finalizadas. Sob essas vias, os colaboradores executam o acabamento do porão de cabos. Nesta estação, os acessos de passageiros já estão prontos. As quatro escadas rolantes foram instaladas. Próximo às salas técnicas, os atenuadores de ruídos dos aparelhos de ventilação também estão sendo instalados.

FVD-15D5039

Em um dos acessos da estação, em frente a igreja de mesmo nome da parada, o usuário verá um grande painel que conta um pocuo da história de Ipanema e da igreja da Nossa Senhora da Paz. O painel nada mais é que uim grande quebra-cabeça.

FVD-15D4949

O painel foi feito pelo arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há 24 anos restaurou a Igreja Nossa Senhora da Paz. A ideia para o desenho, aliás, surgiu de um bate papo com o padre Manoel, que deu detalhes históricos e relacionou curiosidades retratadas nos azulejos.

FVD-15D4932

No artigo de amanhã falaremos sobre a visita à estação São Conrado.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios