Um estudo sobre percepção de internautas aponta níveis baixos na satisfação nos transportes metropolitanos em todo território nacional. O INSC – Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, criado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, aponta que o índice de satisfação do passageiro no transporte metropolitano em todo o País é de 26,3%, dados que refletem a opinião no mês de junho deste ano. Já a média dos demais serviços, o índice fica em 57,8% no mesmo mês.
De acordo ainda com o estudo, a satisfação dos passageiros nos transportes metropolitanos tem caído. Em maio o índice apontou 28,5% de satisfação, em abril 29,7% e, em março 33,8%. Entre as reclamações apontadas está a lotação, atrasos e falhas nos ônibus metropolitanos, Metrôs e Trens.
A ESPM usou ferramentas onlines que medem índices de palavras-chave presentes nas opiniões publicadas pelo internauta em redes sociais e fóruns de discussão. Por exemplo, o cruzamento de “Metrô” com “falha”. O objetivo da ferramenta é avaliar a qualidade dos bens de consumo e serviços com base na opinião do consumidor.