Ciclista

Analisando Ciclovia da Avenida do Estado

Famosa por uma foto de um trecho em que seu traçado desvia de uma adutora, foi inaugurada no último dia 7 a ciclovia Francisco Mesquita, ou Ciclovia do Tamanduateí. A ciclovia em questão apresenta alguns problemas, nenhum com relação a este desvio, agora sinalizado e protegido, apesar de ele aparentemente ter chocado os motoristas que passavam pelo local durante a sua implantação.

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Acima, trecho que a ciclovia sai da calçada e volta a ser na pista, desviando da tubulação

A ciclovia é composta por um trecho unidirecional de 1,7km à esquerda da pista da Av. Dr. Francisco Mesquita no sentido centro, entre as ruas Ibitirama e Igaratá, um trecho unidirecional de 850m no sentido contrário, entre as ruas Igaratá e Vemag, e um trecho bidirecional de 780m nas ruas Vemag e Guamiranga.

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Traçado implementado

Na nota de entrega da ciclovia, consta que “Haverá travessia rodocicloviária no cruzamento da Rua Vemag X Avenida Francisco Mesquita.”, talvez se referindo ao fato de não haver transposição cicloviária na ponte da Rua Vemag. Contudo, sem notícias quanto ao futuro do trecho entre as ruas Vemag e Ibitirama, que segue unidirecional sem qualquer alternativa de retorno — sendo utilizada a própria faixa unidirecional como bidirecional, implicando risco sério à segurança do ciclista.

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Trecho unidirecional de 800 metros entre as ruas Ibitirama e Vemag, sem alternativa segura para deslocamento no sentido oposto.

Também há problemas de conectividade e linearidade, como o fato de a trajetória segura pela ciclovia corresponder a até 6 vezes o deslocamento total, devido à conformação da estrutura cicloviária ao viário expresso.

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Sobre o autor do post

Eduardo Ganança

Graduando em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP e pesquisador de Tecnologia em Cartografia Histórica no Laboratório de Topografia e Geodésia da Escola Politécnica da USP.

Via Trolebus