Segundo o jornal Correio Popular de Campinas, a prefeitura da cidade quer realizar um estudo onde mostre qual a melhor opção de modal para ligar o centro da cidade ao Aeroporto de Viarcopos. A prefeitura conseguiu esta semana viabilizar o recurso do estudo junto ao Ministério das Cidades. Sempre foi-se falado que seria o VLT mas a esfera municipal tem suas dúvidas.
“Poderemos até concluir que o VLT é a melhor opção, mas o estudo vai avaliar opções como BRTs, VLT, veículo leve sobre pneu (VLP), monotrilho, enfim, uma gama grande de modais”, disse o secretário de Transportes, José Barreiro. O aval para a licitação está na dependência da Caixa Econômica Federal, que analisa as alterações pedidas no termo de referência da concorrência. O secretário de Administração, Sílvio Bernardim, informou que as alterações já foram feitas. Barreiro informou que encaminha o termo na segunda-feira ao órgão financiador.
“Pode ser que o estudo aponte maior viabilidade em outro tipo de modal, mas nossa intenção é poder contar com um leque de opções para definir por aquela que for a mais viável técnica e economicamente. O estudo apontará estimativa de custo de implantação e melhores alternativas de trajetos. A intenção é aproveitar os leitos ferroviários desativados que cortam a cidade e também as vias urbanas. Quem vencer a licitação terá 90 dias para entregar o estudo.”
Quando os estudos estiverem prontos, a prefeitura preparará a contratação dos projetos básicos, executivo e obras porém ainda não orçamento para isso e muito dificilmente algo sairá do papel tão cedo.
Ainda de acordo com o jornal, a empresa que será contratada para fazer o estudo de viabilidade de implantação de um novo modal terá a incumbência de, além do eixo Centro-Viracopos, que é prioritário, avaliar também o eixo Centro-Barão Geraldo, Centro-Sousas e um circuito rotatório passando pelo Centro expandido e interligando com os futuros eixos dos BRTs, os ônibus rápidos previstos para circular em dois corredores exclusivos nos eixos Campo Grande e Ouro Verde.
A possibilidade de substituir o VLT pelo monotrilho passou a ser estudada pela Administração por ser economicamente mais viável. A proposta também exige menor gasto com desapropriações.