BRT

Curitiba abre licitação para o Ligeirão Leste-Oeste

A prefeitura de Curitiba iniciou a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, permitindo a ligação entre a CIC Norte e o Centenário (Cajuru), com previsão de transporte de 80 mil passageiros por dia.

Foi aberta licitação para executar a primeira etapa das obras, que devem readequar o Corredor, que vai permitir a implantação da nova linha. Serão realocadas estações-tubo e a canaleta dos ônibus deve ser alargada, com o objetivo de criar pontos de ultrapassagem. Deve ser ainda construído o Terminal CIC Norte/Eduardo Sprada, além da nova estação-tubo próxima ao campus Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial.

As obras devem em correr ao longo de 5,7 quilômetros, na Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, entre as ruas Eduardo Sprada e General Mário Tourinho, nos bairros CIC, Campo Comprido, Mossunguê e Campina do Siqueira.

A verba será rateada entre os governos municipal e federal, este último que destinará recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. O Leste-Oeste será a terceira linha do Expresso Ligeirão, já implantado nos eixos Boqueirão e Linha Verde Sul.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus