Metrô SP

Rapidez em faixas de ônibus e trânsito travado levam novos usuários ao Metrô

Imagem de Lucas Chiconi

Em uma cidade com graves problemas de mobilidade, um modal de transporte não excluí o outro nos deslocamentos. O jornal “O Estado de São Paulo” divulgou uma pesquisa que mostra que um em cada dez usuários (11%) da rede metroviária usa o modal há um ano ou menos, o indicativo de novos usuários.

O fato chamou a atenção da coordenadora da pesquisa, Cecília Elena Fuentes Guedes, da gerência de Operações do Metrô. “Isso provavelmente se deve a uma série de fatores. Há a rapidez maior das faixas exclusivas de ônibus, que facilitam a chegada até as estações. Pesam também a demora maior no tempo de viagem de carro e a abertura das novas estações, tanto da Linha 2-Verde quanto da Linha 4-Amarela, que permitiram mais conexões e maior acesso ao Metrô”, diz.

A pesquisa, chamada “Caracterização Socioeconômica do Usuário e seus Hábitos de Viagem”, mostra que os novos passageiros são na maioria mulheres entre 18 e 36 anos, com ensino superior incompleto (um indicativo de que ainda estudam) e não possuem carro.

Outro fator a ser levado em consideração é que grande parte destes novos usuários moram em cidades vizinhas à capital. “O transporte tem atraído gente que mora cada vez mais longe das estações”, diz Cecília.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus