Ciclista

MP pede na Justiça a retirada de ciclovias em São Paulo

bvt2

Após a instalação de 199,8 km de ciclovias desde junho de 2014 na cidade de São Paulo, uma ação civil pública pede à Justiça que a Prefeitura cancele o projeto de instalação da malha cicloviária na cidade, e mais: a retirada dos trechos já inaugurados.

A promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Camila Mansour Magalhães da Silveira diz que a população não foi ouvida para a implantação das ciclovias e que faltaram estudos técnicos: “Portanto, sem justificativa e ilegal a opção da atual gestão municipal em proceder, com velocidade exacerbada, à implantação do sistema cicloviário neste Município sem prévias audiências públicas, sem consulta à população, principalmente das pessoas que vivem no entorno dos locais em que estão sendo instaladas as ciclovias e ciclofaixas.”.

Então, a prefeitura teria 30 dias para desfazer tudo que foi feito. Caso a prefeitura não acatar a decisão, terá que pagar multa diária no valor de R$100.000,00 (cem mil reais).

De acordo com o G1, a prefeitura informou que “irá prestar todos os esclarecimentos necessários a respeito do planejamento e da execução das ciclovias na cidade”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus