Em resposta a decisão judicial contra a continuidade da implantação de ciclovias, um abaixo-assinado online circula em favor dos ciclistas.
“Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que ainda não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito.” diz o texto na página.
O prefeito Fernando Haddad já havia dito que quando a malha cicloviária atingisse os 500 km, o plano estaria completo, e as estruturas estariam interligadas.
As ciclovias que estão sendo implantadas, na sua maioria estão em locais onde eram estacionados os carros. “É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal” diz o texto.
Nunca podemos esquecer que uma minoria usa o automóvel. Pesquisas apontam que apenas entre 20 a 30% dos deslocamentos na cidade são feitos por meio do carro. Cabe lembrar que o carro é o principal agente causador da poluição atmosférica e acidentes de transito. Ambas as causas ocasionam em milhares de mortes por ano.
Muitas cidades do Brasil e do mundo caminham em direção de aumento no número de ciclovias, grande parte delas muito semelhantes as de São Paulo.
Até o momento eram mais de 4 mil assinaturas.
O Portal Via Trolebus está dando total apoio a causa dos ciclistas.