Tecnologia

Transporte do futuro fará viagens a 1.200 km/h

Não, o transporte do futuro não será por meio de carros voadores, afinal as cidades estão repensando a mobilidade e o automóvel se mostra inviável (para terror dos carrocatras).

O modal futurista pode ser o chamado Hyperloop, uma espécia de trem pneumático que chegaria facilmente os 1.000 km/h. Segundo o site Gizmodo, o bilionário Elon Musk, que criou o projeto, vai construir uma pista de testes com 8 km de extensão para o Hyperloop.

“vou construir uma pista de testes do Hyperloop para empresas e equipes de estudantes testarem seus pods, muito provavelmente no Texas”, disse Musk.

A empresa JumpStartFund criou uma subsidiária para trabalhar na ideia do Hyperloop.  100 engenheiros que trabalham na Boeing, NASA, Airbus discutem como o projeto do trem pode se tornar realidade.

O projeto tem a colaboração de um grupo com 25 estudantes da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), para criar o design do novo meio de transporte. Os estudantes chegaram a este modelo:

Hyperloop-conceito-criado-pela-JumpStartFund-2

De acordo com o projeto de Musk, o sistema usa capsulas de alumínio que trafegam por tubos de aço elevados a uma velocidade de até 1.200 km/h. O trem mais rápido do mundo viaja em média de 500 km/h

Estes tubos seriam elevados e cobertos por painéis solares, que gerariam a maior parte da energia necessária para os trens. Cada uma das capsulas usaria um compressor de ar movido a bateria na parte frontal, que transfere o ar de alta pressão da frente para a traseira do veículo. O Hyperloop flutua em rolamentos pneumáticos.

Hyperloop-conceito-criado-pela-JumpStartFund-1

Com as informações de Gizmodo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus