Ciclista

Projeto propõe transformar tuneis abandonados de Londres em ciclovias

*Texto sugerido pelo nosso leitor Allef Alves

Cidades do mundo todo vem implantados ciclovias para dar mais uma opção de transporte ao munícipe, não dependendo exclusivamente do carro, já que este é o grande responsável pelos congestionamentos. Londres é uma delas, porém com uma alternativa proposta: ciclovias subterrâneas!

Uma proposta da empresa de design Gensler quer transformar túneis abandonados em vias para os ciclistas e pedestres. Trata-se ainda de um projeto, mas que já ganhou como “O Melhor Projeto Conceitual” em uma premiação do Departamento de Planejamento da cidade.

27b3c306-12e3-4d6d-8001-6d9052af86ae-1020x612

A ideia usaria túneis duplos em trechos extintos para criar caminhos para pedestres e ciclistas, além da instalação de cafés e pontos para compras online.

Para ajudar a tornar o projeto viável, o pavimento seria revestido com pavimentação cinética, e com o atrito criado por pneus de bicicleta, geraria eletricidade. Os túneis poderiam ser conectados às estações de metrô. É previsto também sistemas de empréstimos de bikes. Existe ainda a possibilidade de usar publicidade para financiar a ideia.

Muitos moradores simplesmente desconhecem as estruturas presente em Londres. Um dos túneis foi construído como plano na segunda guerra mundial para conectar a superfície até abrigos profundos.

Assista o vídeo:

YouTube video

Galerias na Avenida Paulista

São Paulo também possuí caminhos escondidos. A Avenida Paulista tem 22 galerias subterrâneas ao longo dos seus 2,8 quilômetros de extensão. A maioria dos espaços está abandonado.

0,,15649602-EX,00

Os espaços subterrâneos foram criados após a primeira proposta de alargamento da avenida, que ocorreu em 1965. Até 1973, a largura da pista passou de 28 metros para 48 metros, de acordo com o arquiteto e urbanista Nadir Curi Mezerani, que participou do projeto de rebaixamento da pista de rolamento dos carros da avenida, cujas obras chegaram a começar, mas foram interrompidas.

0,,15644576-EX,00

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus