Um pesquisa encomendada pela Rede Nossa São Paulo e pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), aponta que mesmo que a área de transportes registra grandes índices de queixas, o setor registrou melhoras em quase todos os quesitos que foram avaliados.
Entre os principais fatores para a melhora estão a implantação das ciclovias e a diminuição no tempo de espera pelos ônibus. Cabe ressaltar que 68% dos entrevistados disseram que usam o ônibus como meio de deslocamento.
Os índices que foram analisados sobre mobilidade foram: quantidade de ciclovias, tarifas, soluções para diminuir o trânsito, tempo de deslocamento, respeito ao pedestre, qualidade das calçadas, segurança no trânsito, pontualidade do ônibus e tempo de espera pelos veículos nos pontos, este último que caiu de 25 para 20 minutos na comparação com a pesquisa anterior, média mais baixa desde 2011.
O estudo ouviu 1.512 pessoas sobre 25 temas relativos às condições de vida na cidade, entre eles a saúde, educação, meio ambiente, habitação, trabalho e transporte. A pesquisa foi feita entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro de 2014. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.