Imagem de Ivson Miranda
Ciclista

São Paulo comporta 1000 km de ciclovias, diz Tatto

Se 400 km incomoda, imagine 1000 km? Mas nesta frase não podemos inserir o "muita gente" já que recentes pesquisas apontam aprovação por grande parte da população em relação as ciclovias. Segundo dados do Ibope, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, 88% dos moradores são favoráveis à construção e ampliação das vias para ciclistas na cidade.
Imagem de Ivson Miranda
Imagem de Ivson Miranda

Se 400 km incomoda, imagine 1000 km? Mas nesta frase não podemos inserir o “muita gente” já que recentes pesquisas apontam aprovação por grande parte da população em relação as ciclovias. Segundo dados do Ibope, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, 88% dos moradores são favoráveis à construção e ampliação das vias para ciclistas na cidade.

Mil quilômetros é o número que a cidade comportaria, de acordo com artigo do secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto, ao Portal UOL.

Nas palavras de Tatto, os atuais 200 km de vias para ciclistas que a capital dispõe, “esses novos trajetos servem para cobrir pequenas distâncias ou fazer a integração com ônibus, metrô ou trem”. O secretário diz que a prefeitura esta “estimulando uma opção moderna de locomoção que preserva o meio ambiente, por não ser emissora de gases nem de ruídos, e que contribui decisivamente para a saúde das pessoas”.

O títular da pasta relatou em seu artigo que as novas ciclovias estão sendo instaladas em ruas secundárias para que o ciclista transita em vias mais calmas e com menos conflitos com outros meios de transporte: “estamos enfatizando o incentivo à convivência harmônica entre os condutores dos vários tipos de veículo. Todos têm o direito de usufruir da cidade”.

O Secretário lembra ainda que em todos os novos 150 km de corredores de ônibus terão ciclovias junto aos trajetos, e bicicletários nos terminais e estações de transferência.

Com a tendência do uso bicicleta, Tatto afirma que a cidade “comportaria mil quilômetros de ciclovias”, dos 17 mil km de vias.

Artigo na íntegra

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus