Que as obras da linha 4-Amarela já duram mais de 10 anos e não tem prazo para terminar todo mundo já sabe. Mas como fica a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, que quando assinou o contrato esperava ter todas as estações funcionando em 2010 e até hoje nada? A construção das estações é responsabilidade do Governo do Estado.
Devido a este problema, a CCR, responsável pela ViaQuatro, fechou um acordo com o Governo do Estado de SP e deve receber uma compensação por este atraso.
O valor “extra” chega a R$ 428,5 milhões. A solução negociada para o montante inclui o aumento do percentual que a ViaQuatro recebe da tarifa de cada passageiro que usa a linha 4-Amarela. O preço ao passageiro, no entanto, não vai aumentar.
Segundo o Metrô, “os valores ainda estão sendo avaliados e nada foi pago até este momento.” Ainda de acordo com a estatal, atrasos nas obras da segunda fase da Linha 4 não ocasionarão recomposição de equilíbrio econômico financeiro.
Além da compensação pelo atraso na fase um, a ViaQuatro acompanha o projeto desenvolvido pelo governo do Estado que prevê a criação de um trecho “extra” na linha. Pelo acordo atual, esse trecho é atendido por ônibus. A extensão entre Vila Sônia e Taboão da Serra também deve ser incluído no contrato da ViaQuatro, o que irá gerar uma futura negociação para aditivos.
Atualmente, o grupo CCR é o maior acionista da ViaQuatro, com 58% de participação. Além disso, a concessionária tem entre seus principais sócios a Odebrecht (por meio da Montgomery Participações, com 30%). Há ainda participação da japonesa Mitsui Co., da argentina Benito Roggio e da francesa RATP.