A ponte da Casa Verde foi a primeira, das 12 que irão receber via para ciclistas visando ligar os bairros ao centro expandido. A nova estrutura é ao lado do passeio dos pedestres. Ela faz a conexão com a ciclovia da Rua dos Americanos, no Bom Retiro, região central da cidade. Futuramente a via restrita a bicicletas fará ainda conexão com a ciclovia da Avenida Braz Leme, na zona norte. Esta ligação já está em obras.
“Isso [a ciclopassarela] é bom porque a zona norte ganha uma conexão importante. Nós baixamos a velocidade da alça de acesso e fizemos a ciclovia pela lombada para que pedestres e ciclistas possam fazer a travessia em segurança. Ali está sinalizado adequadamente para que eles possam fazer essa travessia”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante a inauguração.
Sobre um possível conflito entre os motoristas do carros, e os cilistas que foram acessar a via, Haddad diz que é preciso que haja uma vivencia harmoniosa; “Foi uma solução técnica muito razoável, mas obviamente que tudo isso exige educação no trânsito, mais serenidade ao dirigir, mais respeito à sinalização e mais atenção também por parte da parte mais frágil, que é o ciclista e o pedestre”, disse.
Com a entrega da ciclopassarela, a cidade contabiliza 169,5 km de ciclovias. Confira o ranking das 10 cidades com maiores extensões de ciclovias.
Imagens de Fábio Arantes/SECOM: