Greve

Paralisação de ônibus confirmada para quarta-feira (5) em São Paulo

Esta confirmada a paralisação dos ônibus da cidade de São Paulo para esta quarta-feira (5), onde motoristas e cobradores devem cruzar os braços entre 10h00 e 14h00 em protesto por melhores condições de segurança no trabalho. A movimento grevista deve paralisar os 32 terminais da cidade, além de fazer um ato nas redondezas do Terminal Parque Dom Pedro II, na região Central da capital.

Semanas atras John Carlos Soares Brandão dirigia um ônibus da viação Santa Brigida na linha Jaraguá – Vila Madelena, no dia 18 de outubro, quando o veículo foi atacado por um grupo de criminosos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu com mais de 70 por cento do corpo queimado. A partir dai os trabalhadores iniciaram uma série de protestos.

Foi negociado a suspensão da paralisação pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, e o secretário de estado de segurança pública, Fernando Grella Vieira, com o sindicato que representa os trabalhadores. No entanto, líderes do movimento disseram que a categoria está cansada de promessas.

O SPurbanuss, sindicato que representa as empresas de ônibus, emitiu uma nota informando que apoia a causa da manifestação, mas é contra a paralisação.

De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), desde o início deste ano foram incendiados 119 ônibus e outros 795 veículos sofreram algum tipo de ataque. No ano passado, foram incendiados 65 ônibus e 1216 alvos de vandalismo.

Paralisação de rodoviários em São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus