São Paulo

Pesquisa mostra tendência de migração do carro para o transporte público em SP

2014_09_02_onibus_superarticulado_1
Pesquisa do Ipespe – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, encomendada para a terceira edição do guia “Como Viver em São Paulo sem Carro”, do empresário Alexandre Lafer Frankel e editada pelo jornalista Leão Serva, revela que cresceu o número de paulistanos que estão migrando para o transporte público.

De acordo com os dados, 6% dos entrevistados disseram ter migrado do carro de passeio para outros meios de transporte, sendo:

1# Do carro para o Ônibus: 67%
2# Do carro para o Metrô: 65%
3# Do carro para o Ônibus + Metrô: 18%
4# Do carro para a Caminhada: 16%
5# Do carro para a Bicicleta: 5%
6# Do carro para o Táxis: 4%
7# Do carro para caronas: 3%

Das pessoas que declararam deixar o carro em casa, 17% têm renda de um salário-mínimo e 8% possuem renda superior a dez salários-mínimos. O que revela o uso do transporte ou da bicicleta por pessoas com maiores poderes aquisitivos.

Os dados revelaram também que parte da população esta se desfazendo do veículo. Segundo a pesquisa, do total das pessoas que disseram que migraram para o transporte público ou para os meios não motorizados de deslocamento, 30% depois de dois anos optaram por vender os carros.

Transporte ainda carece de melhorias

O estudo revelou ainda que 45% dos entrevistados disseram que o trânsito é a principal razão de estresse na cidade e para 64% das pessoas, o transporte público “não melhorou nada”, mesmo após as manifestações de junho de 2013. Já em relação a opção ao carro, foi avaliado também qual modal é mais eficaz para o deslocamento:

Circulação com bicicletas: nota 6,9
Serviços de táxis: nota 6,9
Metrô: nota 6,5
Ônibus: nota 5,2.

E estudo foi feito entre os dias 3 e 4 de julho ouviu 600 pessoas que moram na capital paulista. O índice de confiança é de 95,5% com margem de erro de 4,1% para mais ou para menos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios