As obras da ciclovia na Avenida Paulista serão adiadas. Nas palavras do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, a época natalina poderia criar conflito com as obras: “Eu não concordei com começar a obra neste ano por causa do Natal, há um risco de encontrar uma interferência”, afirmou Haddad. “Como eu achei que tinha algum risco de não ficar pronta até o Natal, eu pedi para que começassem a obra em janeiro” – completou.
A nova ciclovia faz parte de uma plano de 400 km de vias para bicicletas que será feito até final de 2015, na qual a prefeitura quer entregar 200 km até o final deste ano.
Sobre esta via, terá quatro metros de largura no total (ambos sentidos). De acordo com o prefeito, a obra vai muito além da destinação de um local para as bicicletas, e vai beneficiar as empresas instaladas na região. “Vai ter a passagem de fibra ótica, a Paulista não tem fibra ótica. Como as calçadas são tombadas, vamos levar a fibra ótica para o canteiro central, isso vai favorecer todas as empresas instaladas lá”, disse.
A via passa pela Praça do Ciclista, atravessa a Consolação e desce para o Pacaembu por dentro do bairro. Do outro lado da Paulista, irá seguir pela Bernardino de Campo e depois pela Vergueiro.
Porém, a nova ciclovia da paulista já recebe questionamentos. Para tanto, Haddad se disponibilizou a debater o projeto com a população e ONGs como a Associação Paulista Viva: “Eu achei um projeto que vai dar uma cara nova para a Paulista, vai representar um ganho do ponto de vista visual, eu acho que a paisagem da cidade muda para melhor”, afirmou.