SPTrans

Prefeitura de SP abre consulta pública para instalar câmeras em ônibus que multam carros

A prefeitura de São Paulo quer instalar câmeras nos ônibus para flagrar infrações. A Secretaria Municipal de Transportes abriu consulta pública 300 equipamentos que devem multar motoristas que invadem as faixas exclusivas e corredores, desrespeito ao rodízio de veículos e até identificar carros em situação irregular, como sem licenciamento e inspeção veicular.

A prefeitura ainda deve discutir questões jurídicas sobre a possibilidade destes equipamentos funcionarem como radares móveis. Segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, este tipo de autuação é permitida.

A instalação das câmeras não deve ter impactos no contrato com as empresas de ônibus, uma vez que os equipamentos estarão apenas instalados.

Não existe prazo para início da medida, mas ele é urgente. Não é raro ver invasão de veículos de passeios nas faixas exclusivas, por exemplo.

12ago2013-agente-da-cet-orienta-motoristas-na-avenida-interlagos-na-zona-sul-de-sao-paulo-na-manha-desta-segunda-feira-quando-comecou-a-funcionar-a-pista-de-13-km-exclusiva-para-onibus-a-faixa-se-1376309097564_1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus