Foto: Lucas Chiconi
São Paulo

O futuro de SP também passa, finalmente, pela Zona Leste

Foto: Lucas Chiconi
Foto: Lucas Chiconi

Dos cerca de 11 milhões de habitantes da cidade de São Paulo, mais de quatro milhões vivem na zona leste. Apesar de ser a mais populosa, a região é uma das que menos tem vagas de emprego, o que obriga os moradores a se deslocarem diariamente, principalmente para o centro e as zonas sul e oeste.

Além dos postos de trabalho, a Z/L, como é chamada carinhosamente pela população, também sofre com a falta de estrutura de transportes. O único grande corredor viário de acesso é a famigerada Radial Leste, saturada há muitos anos, mesmo com a implantação de faixas reversíveis nos horários de pico. Nos trilhos, a Linha 3 do Metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM também estão superlotadas.

Nos últimos meses o quadro tem começado a mudar, principalmente com iniciativas  do governo estadual e da prefeitura. Nas próximas semanas, meses e anos, outras virão, trazendo mais estrutura de transportes e novas possibilidades de emprego. Confira algumas das principais ações:

Rodoanel Leste: Neste ano, o anel viário que tira milhares de caminhões e carros da cidade chegou à Zona Leste. O acesso à Rodovia Ayrton Senna já está liberado e o trecho até a Presidente Dutra deve ser entregue nas próximas semanas.

Quem frequenta a região sabe que o Rodoanel poderá aliviar o trânsito, principalmente no trecho final da Marginal Tietê e nas avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Ignácio de Anhaia Mello e do Estado, que servem de corredor para caminhões que trafegam entre o interior e o litoral.

Complexo Viário de Itaquera: Em frente à estação Corinthians-Itaquera e ao novo estádio, foram construídos uma série de viadutos e um túnel, que destravaram um gargalo importante.

Extensão da Linha 2-Verde: Depois da Vila Prudente, a linha vai passar por outros bairros populosos da zona leste, como Penha e Anália Franco, chegando até Guarulhos.

Linha 15-Prata em monotrilho: Após a inauguração em fase de testes das duas primeiras estações, entre Vila Prudente e Oratório, a Linha 15 vai seguir por 24,6 quilômetros, para chegar até São Mateus e Cidade Tiradentes.

Faixas exclusivas de ônibus: Algumas das principais avenidas da região, como Radial Leste, Aricanduva e Sapopemba, recebem novos trechos de faixas exclusivas, que facilitam a vida de quem utiliza o transporte público.

Ciclovias: A única ciclovia de porte da região é paralela à Radial e aos trilhos do Metrô e da CPTM, mas a prefeitura tem instalado novos trechos na zona leste semanalmente.

Incentivos fiscais para as empresas: Ideia discutida há pelo menos 20 anos, o incentivo para que empresas se instalem e gerem empregos na Zona Leste começou, finalmente, a sair do papel. Nesta quinta-feira (18), o prefeito participou do lançamento de uma unidade, de uma empresa de call center, que promete abrir 3 mil postos de trabalho na região (Veja aqui a matéria no Portal G1: (Veja aqui)

Sobre o autor do post

Pedro Craveiro

Pedro Craveiro é jornalista, paulistano, aficionado pela cidade, por mobilidade e pelo transporte público.

Via Trolebus