O Brasileiro esta preocupado com os gastos no transporte público. Uma pesquisa da NTU – Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos, revela que 81% dos entrevistados está mais preocupado com os reajustes no transporte do que com as contas de água, luz e telefone, já que se trata de um gasto diário.
A pesquisa foi feita com 91 formadores de opinião, entre eles gestores públicos, empresários, jornalistas, especialistas, parlamentares, acadêmicos e conselheiros do Conselho das Cidades. Deles, foram ouvidos os posicionamentos e propostas sobre os temas que acalentam mais discussões no transporte público. Entre os temas que aparecem são a tarifa, a qualidade e a transparência do serviço.
O estudo mostra que 40% dos entrevistados aponta que uma tarifa social ou acessível seria aquela que não compromete a renda do trabalhador. Entre os representantes que compôs o grupo dos gestores públicos da pesquisa, a “tarifa social é adequar o preço que o transporte precisa ter pra custear um ótimo serviço, e o governo subsidiar a parte que não cabe no bolso do trabalhador”.
Subvenção e Desoneração
Apontada para o barateamento da tarifa, 92,3% dos entrevistados acredita que o caminho é a cobrança nos estacionamentos públicos; 85% também concordam com a taxação da gasolina; 65,9% com o pedágio urbano; e 51,6% com o aumento do IPTU dos imóveis mais caros.
A publicação aponta que em cidades importantes da Europa, o usuário paga menos de 50% do custo da tarifa. De acordo com levantamento da Associação de Autoridades Metropolitanas de Transportes Europeus (EMTA), em Berlin, Alemanha, e em Barcelona, Espanha, o usuário paga 46% do custo da passagem; em Paris, França, 40%; em Turim, Itália, 32% e na cidade de Praga, na República Tcheca, 26%.
Qualidade no transporte
Quanto à qualidade do serviço, os participantes da pesquisa apontam necessário os investimentos públicos em sistemas de alta capacidade, como corredores do tipo BRT e Metrô. Dentre os principais atributos da qualidade, na opinião deles, o usuário julga como os mais importantes:
– cumprimento dos horários;
– tempo total de viagem incluindo a espera;
– segurança dentro e fora dos veículos;
Com as informações de NTU