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Brasileiro esta mais preocupado com reajustes no transporte do que contas de água e luz

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O Brasileiro esta preocupado com os gastos no transporte público. Uma pesquisa da NTU – Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos, revela que 81% dos entrevistados está mais preocupado com os reajustes no transporte do que com as contas de água, luz e telefone, já que se trata de um gasto diário.

A pesquisa foi feita com 91 formadores de opinião, entre eles gestores públicos, empresários, jornalistas, especialistas, parlamentares, acadêmicos e conselheiros do Conselho das Cidades. Deles, foram ouvidos os posicionamentos e propostas sobre os temas que acalentam mais discussões no transporte público. Entre os temas que aparecem são a tarifa, a qualidade e a transparência do serviço.

O estudo mostra que 40% dos entrevistados aponta que uma tarifa social ou acessível seria aquela que não compromete a renda do trabalhador. Entre os representantes que compôs o grupo dos gestores públicos da pesquisa, a “tarifa social é adequar o preço que o transporte precisa ter pra custear um ótimo serviço, e o governo subsidiar a parte que não cabe no bolso do trabalhador”.

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Subvenção e Desoneração

Apontada para o barateamento da tarifa, 92,3% dos entrevistados acredita que o caminho é a cobrança nos estacionamentos públicos; 85% também concordam com a taxação da gasolina; 65,9% com o pedágio urbano; e 51,6% com o aumento do IPTU dos imóveis mais caros.

A publicação aponta que em cidades importantes da Europa, o usuário paga menos de 50% do custo da tarifa. De acordo com levantamento da Associação de Autoridades Metropolitanas de Transportes Europeus (EMTA), em Berlin, Alemanha, e em Barcelona, Espanha, o usuário paga 46% do custo da passagem; em Paris, França, 40%; em Turim, Itália, 32% e na cidade de Praga, na República Tcheca, 26%.

Qualidade no transporte

Quanto à qualidade do serviço, os participantes da pesquisa apontam necessário os investimentos públicos em sistemas de alta capacidade, como corredores do tipo BRT e Metrô. Dentre os principais atributos da qualidade, na opinião deles, o usuário julga como os mais importantes:

– cumprimento dos horários;
– tempo total de viagem incluindo a espera;
– segurança dentro e fora dos veículos;

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Com as informações de NTU

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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