“>No começo de Junho a prefeitura de São Paulo lançou um projeto de construção de 400 Km de ciclovias até 2016. Um dos primeiros locais a receberem a estrutura para trânsito das bicicletas são algumas vias que já possuem as ciclofaixas, onde uma faixa de rolamento é destinada aos ciclistas nos domingos e feriados. Então, com as ciclovias, o morador da capital poderá usa-la em qualquer dia da semana.
A expectativa é que até o fim do ano, parte destas vias, como nas ruas Vergueiro e Domingos de Morais, na Vila Mariana, e nas avenidas da Liberdade e Paulista recebam as estruturas.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a medida servirá para que as vias sejam de deslocamentos rápidos. “As viagens curtas na cidade causam um trânsito muito grande. E, depois, nós vamos ter que incentivar as crianças que puderem, que tiverem idade para isso, a ir para a escola de bicicleta para não precisar o pai e a mãe levar essas crianças”.
“Agora, nosso foco é ciclovia. Nós implementamos quase 400 km de faixas exclusivas de ônibus. Tivemos 84% de aprovação da população. Acho que as ciclovias vão ter 100% de aprovação. De novo, São Paulo (estava) muito atrasada, só com 60 km (de ciclovias). Qualquer cidade desenvolvida tem 400 ou 500 km de ciclovias. De novo, vamos colocar São Paulo na modernidade”, disse Fernando Haddad esta semana durante a inauguração de uma ciclovia no centro da cidade que passa pela avenida Duque de Caxias, estação Julio Prestes até o Terminal Amaral Gurgel.
Inaugurações
A administração do prefeito Haddad pretende inaugurar semanalmente novos trechos de ciclofaixas. O titular da pasta dos transportes explica que as vias serão sinalizadas com pintura no asfalto e devem ocupar vagas hoje usadas para estacionamento. “Preferencialmente, onde se tem um carro estacionado; vai ser raro tirar uma faixa de rolamento. Às vezes, em uma rua secundária que não tem um volume muito grande de veículos. Mas a orientação é não mexer nas faixas de rolamento”.