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Prefeitura de SP quer 400 Km de ciclovias até 2016

A atual administração municipal quer tirar do papel um plano de construção de 400 Km de vias para bicicletas até o final da gestão, em 2016. O projeto vai demandar investimentos na ordem de R$ 80 milhões.

Atualmente a cidade de São Paulo conta apenas com 63 km de vias para as bicicletas, na contramão de outras localidades do planeta que possuem uma boa estrutura para este meio de transporte, como Berlim (que possui 750 km de ciclovias), Nova York (675 km), Amsterdã (400 km), Bogotá (359 km) e até Buenos Aires (130 km).

De acordo com o plano da prefeitura, vias como a Avenida Paulista, no canteiro central, e as Ruas Vergueiro e Domingos de Moraes, podem ser receber as estruturas.

No entanto, assim como na implantação das faixas exclusivas para ônibus, a gestão do prefeito Fernando Haddad pode ser alvo de criticas, principalmente vindas de parte da população que ainda enxerga o carro como único meio de deslocamento. Isso porque a medida deve extinguir entre 30 mil e 40 mil vagas de estacionamento.

Mas a medida vem em boa hora, já que triplicou o número de ciclistas na cidade durante a semana que usam a bike como meio de transporte. Estima-se que um milhão de pessoas já utilizem a bike para ir ao trabalho na cidade de SP, segundo reportagem da rádio Jovem Pan que abordou o tema em março.

“Vamos tirar vagas dos carros para uma ocupação do espaço público pelas bicicletas”, afirmou o secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto.”É uma mudança para valer na cidade. Se fosse fácil, já teriam feito.”

Um trecho de 1,6 km deve servir como projeto piloto na região central, ligando o Largo do Paiçandu à Estação Júlio Prestes.

Como serão as vias

As vias por onde devem circular as bikes terão 1,2 metro de largura e será de duas mãos. A ciclovia será separada do trafego de veículos por tachões amarelos com adesivos refletivos e balizadores a cada 15 metros. O solo será pintado com uma faixa branca e outra vermelha no asfalto. Cada quilômetro custará em média R$ 200 mil, metade para sinalização e o restante para pequenas obras viárias de adaptação.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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