Monotrilho

Licitação do Monotrilho do ABC é republicada

Após adequações, a Secretária de Transportes Metropolitanos republicou o edital nesta segunda-feira (19) e já marcou a data da sessão pública para recebimento das propostas de empresas interessadas em operar a Linha 18-bronze do Metrô. A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de julho.

De acordo com o governo, a republicação foi devido a mudanças nas condições do Plano de Nacionalização Progressiva do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que poderiam “afetar a formulação de propostas comerciais dos interessados em participar do certame, trazendo maior competitividade à licitação”. O novo edital conta com as novas regras sobre nacionalização divulgadas no dia 7 de maio pelo BNDES. Segundo o Metrô, tais alterações darão “maior competitividade ao certame”.

Mas, toda estas mudanças foi após o Tribunal de Contas do Estado suspender a concorrência a pedido de uma empresa de Barueri que apontou indícios de conluio no certame. O governo então decidiu republicar o edital com alterações que evitariam novos questionamentos por parte do TCE.

Esta licitação será feita por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), ou seja, uma empresa privada vai construir e operar a linha 18-bronze, que terá 14,9 km de extensão ligando os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo, com 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

A linha correrá por meio de um monotrilho e demandará investimento será de R$ 4,2 bilhões, porem parte deste valor será bancado pelo governo do estado e federal.
image

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus