Greve

Greve de Motoristas e cobradores paralisam ruas e 16 terminais em SP nesta terça (20)

Apesar do acordo feito pelo sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, o Sindimotoristas, cerca de 100 trabalhadores iniciaram nesta manhã de terça-feira (20) uma paralisação, onde 40 ônibus estão bloqueando totalmente o Largo do Paissandu com a Avenida Rio Branco, na região central da capital paulista.

O grupo não concordou com o acordo entre o sindicato e as empresas de ônibus, onde o reajusto no salario dos trabalhadores foi na ordem de 10%. Segundo informações do Blog Ponto de Ônibus, boa parte dos motoristas e cobradores na manifestação é de empresas como Viação Santa Brígida, Viação Gato Preto, Transppass e Viação Campo Belo.

Por volta das 9h50, foram fechados os terminais Pinheiros (Zona Oeste), Pirituba (Zona Norte) e Princesa Isabel (Centro). Na sequência, motoristas e cobradores bloquearam os terminais Sacomã (Zona Sul), Lapa (Zona Oeste) e Amaral Gurgel (Centro). Às 13h, a paralisação passou a afetar o sétimo ponto: Terminal Barra Funda. Também foi fechado o terminal Cachoeirinha, Bandeira, Casa Verde, Parque Dom Pedro, Santana e Mercado. Por volta das 16h30 o terminal Butantã foi fechado. Também esta fechado o terminal Vila Yara.

Já a noite por volta das 22h00, nove dos 16 terminais foram liberados. Permaneciam bloqueados por coletivos enfileirados e estacionados os seguintes terminais: Mercado, Bandeira, Pirituba, Lapa, Pinheiros, Butantã e Barra Funda.

De acordo com nota emitida pela SPTrans, o órgão que gerencia os ônibus paulistanos diz que vai entrar na justiça sobre a manifestação, e que esta ação trata-se de um ato de sabotagem:

“A SPTrans já acionou a Polícia Militar e solicitará ao Ministério Público a apuração das responsabilidades sobre as paralisações registradas na manhã desta terça-feira, que prejudicam a operação do sistema para os usuários de ônibus especialmente na região Central e Zona Oeste da cidade.

A SPTrans repudia com veemência os fatos ocorridos, como a retirada de chaves dos coletivos, impedindo sua circulação, considera os atos sabotagem ao sistema e irá agir com o rigor necessário à apuração e punição dos envolvidos e responsáveis.”.

Imagens de Ardilhes Moreira/G1:

55

44

620

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus