VLT

Primeiro VLT de Santos chega nesta segunda

O primeiro, dos 22 VLTs que circularão na cidade de Santos chega ao Porto de Santos nesta segunda-feira. O desembarque do trem deve ocorrer no cais do Saboó.

Trata-se de um modelo da empresa Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros. A composição deixou o Porto de Bilbão, na Espanha, no último dia 7 de abril. Além dele, outros dois serão fabricados na Espanha. Os outros 19 trens serão fabricados no Brasil pela Vossloh Cogifer.

As entregas vão até agosto de 2015. A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para início de fevereiro. Já os testes iniciais deverão ocorrer em julho deste ano.

Os veículos contam com 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento. A velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h). Eles possuem ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

image

Imagem de Donniel Galdino

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus