Internacional

Viaje pelo monotrilho suspenso do Japão

O Monotrilho é um modal pouco conhecido pelos Brasileiros. Quando falamos da versão suspensa do trem aéreo, é grande a estranheza por parte dos usuários do transporte.

Nossa viajem hoje será pelo chamado “Chiba Monorail Urbano”. Trata-se de um sistema de duas linhas de monotrilho suspenso localizado em Chiba, Chiba Prefecture, no Japão. O primeiro ramal, denominado Linha 2 da Estação Sports Center à Estação Chishirodai, começou a operação no dia 28 de março de 1988, e o restante do sistema 11 anos depois, em 24 de março de 1999. O monotrilho de Chiba é o maior sistema suspenso com 15,2 km de extensão.

chimon3

Existiam planos de expandir a tecnologia, atingindo os 40 Km de extensão, entretanto o projeto não foi pra frente. Uma das desvantagens do sistema é o tamanho das vigas que sustentam o monotrilho, diferente dos monotrilhos comuns.

Chiba_Urban_Monorail_Line_1

O modal suspenso japonês não é o mais antigo do mundo. O primeiro vagão motorizado suspenso do mundo nasceu sobre um conglomerado de vilarejos alemães 1897. Mais tarde (em 1929), essa região proclamou-se como a conhecida cidade de Wuppertal, localizada na região de Renânia do Norte-Verstfália, às margens do rio Wupper (sul da região de Ruhr).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1280px-Chiba_Urban_Monorail_0_series_201206-01

Veja o vídeo:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus