CPTM Metrô SP

Metrô e CPTM registram aumento no número de usuários no primeiro trimestre

metroSPSe houve aumento no número de passageiros transportados pelos ônibus na capital paulista, esta tendência também se aplica ao sistema metroferroviário, que corresponde aos trens da CPTM e do Metrô.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos nesta quarta-feira (16) mostra que o transporte sobre trilhos transportou no primeiro trimestre de 2014, um total de 5,14% mais passageiros que no mesmo período de 2013. De janeiro a março de 2014, foram transportados 511 milhões e 300 mil passageiros pela CPTM e pelo Metrô, contando a linha 4 operada pela iniciativa privada. Neste intervalo no ano passado, foram transportados 486 milhões e 200 mil pessoas.

CPTM teve aumento maior

Os dados revelam que a CPTM teve um crescimento de 6,2% com 196,8 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2014 ante 185,3 milhões em igual período de 2013. Já no metrô, o crescimento no número de passageiros foi de 4,45%. Nos três primeiros meses de 2014 foram 314,4 milhões de passageiros. No primeiro trimestre de 2013, o total foi de 301 milhões.

Já a média diária que anda de trem ou metrô já esta na casa dos 7,5 milhões de passageiros. O número, de acordo com a secretária, corresponde a 82% das pessoas transportadas sobre trilhos em todo o Brasil.

Mais pessoas andando de Metrô/Trem, maior a lotação. O Governo argumenta que novas linhas estão sendo feitas, e que isto distribuirá o fluxo. Mas você acredita mesmo que o número de passageiros não vai crescer com novas opções de ramais?

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus