Muitas pessoas acharam que estavam vendo uma miragem nesta quarta, 9, em Salvador, mas não era. Depois de 14 anos de vai e vêm de obras, e muito dinheiro gasto, a concessionária CCR colocou um trem para testes em um trecho que já está pronto do metrô de Salvador.
A composição passou por testes no trecho entre o Acesso Norte e a Estação da Lap, da linha 1.
Segundo a assessoria de comunicação da CCR Metrô Bahia, responsável pela obra e por operar o sistema nos próximos 30 anos, também foram avaliadas pelos técnicos as medições das estações e dos túneis, visando a eventuais adequações do sistema.
A previsão é que o trecho entre Lapa-Retiro comece a operação assistida no próximo dia 11 de junho. Já a operação comercial deve começar em 15 de setembro, com número restrito de passageiros e sem intervalos regulares entre as viagens. Até lá, outros testes e vistorias serão realizados nos trens, conforme informações fornecidas pela concessionária do sistema. A entrega definitiva está programada para janeiro.
Segundo o diretor-presidente do Grupo CCR, Harald Zwetkoff, cada trem tem capacidade para mil passageiros, mas as primeiras operações irão acontecer com um limite de 500 pessoas.
A tarifa do metrô ficou definida em R$ 3,10. Os usuários poderão pagar R$ 3,90, caso queiram utilizar metrô e ônibus integrados.
Sobre a linha 2, a CCR Metrô Bahia informa que ainda este mes terão início um trabalho de sondagem e estudos do terreno da avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde será erguida uma nova estrutura.
A primeira etapa desta fase tem prazo de entrega fixado em outubro de 2015. Nesse período, será entregue a estação Detran. Seis meses depois, em abril de 2016, está prevista a conclusão das estações Rodoviária, Imbuí e Pituaçu.
Em outubro do mesmo ano, o metrô deve chegar a Mussurunga, Flamboyants e Bairro da Paz. A estação do aeroporto será última a ser entregue. A conclusão está prevista para abril de 2017.
No teste desta quarta, a composição cumpriu trajeto pela via 1 da estrutura, no sentido Lapa, e retornou ao Acesso Norte utilizando a via 2, na direção inversa. Levava a bordo funcionários e técnicos da CCR Metrô.