Tecnologia

5 maneiras de escolher o melhor caminho no transporte usando o celular

O passageiro do transporte público sabe bem o calvário que é andar pelo sistema. Mas, se o usuário tiver opção de deslocamento é bastante razoável que ele possa migrar de um caminho para o outro. E antes de ter surpresas, aqui vão algumas dicas para fugir das interrupções:

#1 – Redes Sociais

O microblog Twitter é talvez a maneira mais rápida de saber como anda, ou não anda o transporte público, sobretudo a rede metroferroviária. As companhias que operam o sistema dispõe de perfis oficiais que informam eventuais (diárias) interrupções. Outra boa opção é seguir perfis colaborativos, é o caso do @UsuáriosMetroSP, que recebe uma enxurrada de mensagens de usuários que contam como anda o sistema sobre trilhos e replicam a informação. Muitas vezes a monitoria destes é mais rápida do que a própria empresa que opera o sistema, esta que por sua vez precisam de informações oficiais por parte do CCO para mandar a notícia pra frente.

#2 – SMS denuncia

Quem anda de Metrô pode cadastrar seu celular no site da companhia para saber se a linha que usa tem alguma restrição. No entanto, as mensagens não dão detalhes das ocorrência, apenas se o ramal esta com velocidade reduzida. Outra queixa é a demora das operadoras de telefonia em entregar o conteúdo. Já houveram relatos em que a falha foi sanada na parte da manhã, e o usuário receber a informações muitas horas depois.

#3 – Aplicativos

São muitas opções de aplicativos para saber onde esta seu ônibus: Onde está o meu ônibus?, Moovit, OnibusSP Free Edition, entre outros. Todos eles usam com base de dados o Olho Vivo da SPTrans, onde é informado a posição exata do ônibus. Caso o veículo esteja longe do seu ponto, você pode usar outra rota.

#4 – Olho Vivo

Caso queira acessar o site direto da SPTrans, basta entrar neste endereço. Mas fique atento: que é comuns falhas neste sistema, onde ônibus fantasmas aparecem ao vivo, e não constam no rastreamento do site.

#5 – Via rádio

Apesar do grande uso de aplicativos e sites, o bom e velho rádio também dispõe da informação. Algumas emissoras disponibilizam aplicativos para ouvir sua programação. No horário de pico, destacamos aqui os programas CBN São Paulo e a Rádio Band News FM, ambas que informam a situação do transporte público.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus