Metrô SP

Metrô diz que sindicato distorce dados sobre falhas

A respeito da noticia em que o número de falhas do Metrô aumentou nos últimos anos, que foi amplamente divulgada nesta segunda-feira, inclusive reproduzida aqui no Via Trolebus, a Companhia do Metropolitano emitiu uma nota rebatendo as acusações por parte do sindicato dos metroviários, texto este que foi divulgado no portal R7:

A nota diz que os sistemas metroviários do mundo estão sujeitos a falhas e que elas são proporcionais ao número de viagens realizadas, à quilometragem percorrida e à quantidade de passageiros transportados. Por dia 4,6 milhões de passageiros andam no sistema: “Há mais de 4.500 viagens realizadas, 74 mil km percorridos e 3 milhões de ciclos de abertura e fechamento de portas.” diz o comunicado.

O Metrô diz ainda que o sindicato distorce a quantidade. Os dados repassados pela companhia dizem respeito somente a incidentes “originados por falha de equipamento, como falhas de portas e aparelhos de mudança de via”. A publicação menciona que a estatística não leva em conta os demais incidentes notáveis, provocados pela interação do sistema com os passageiros, e que se ampliou nos últimos anos — ao menos em parte, em decorrência da superlotação.

Já a CPTM, que também teve aumento no número de interrupções, diz que “está buscando soluções para reduzir as ocorrências que interferem na operação dos trens, decorrentes, muitas vezes, da fase de transição entre a substituição de antigos sistemas por novos”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus