Metrô SP

Custo do passageiro por Metrô é mais barato que por ônibus, diz especialista

Nesta segunda-feira o mestre e engenheiro de tráfego pela Escola Politécnica da USP, Sergio Ejzenberg concedeu entrevista a rádio CBN e falou um pouco sobre os problemas no Metrô, o alto índice de falhas, uma grave a cada três dias, que se deve à saturação da malha já existente.

O especialista conta que qualquer problema se torna grave no metrô de SP, e com as novas integrações entre linhas, e com a malha da CPTM, quando um ramal apresenta problema, a lentidão se espalha para os demais.

Segundo Sergio Ejzenberg, a solução é acelerar o ritmo das obras de Metrô tomando como exemplo a cidade de Barcelona que fez 8 Km de linhas por ano, e Xangai que construiu cerca de 50 km por ano, em um custo muito mais barato que aqui.

O especialista conta ainda que é um erro investir em sistemas de média capacidade, e que este tipo de modal já nasce saturado. Mas a curto prazo, a solução são os corredores de ônibus.

Custo mais barato

O especialista diz que se tem uma ideia errada de que o Metrô é mais caro. Proporcionalmente, o sistema é mais barato que o transporte sobre pneus, visto que o Metrô não necessita de subsídios, diferente dos ônibus que carecem de R$ 1 bilhão por mês: “o metrô é o sistema mais barato que existe, caro é aquilo que vc faz e não usa….sobra dinheiro e da para investir” – afirma engenheiro. A tarifa de ônibus custa cerca de R$ 3,08 por passageiro. Já a do Metrô custa R$ 2,00, logo não necessita de subsidio, é o que aponta dados do ministério público.

Confira a entrevista na íntegra:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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