Imagem de Edson Lopes Jr.
EMTU Trólebus

Ônibus articulado a bateria começa testes com passageiros em Diadema

Os passageiros do corredor Diadema-Brooklin contam com um ônibus diferente. Apelidado de “elétrico puro” o EBus é um veículo articulado, com 18 metros de comprimento e capacidade de carregar de 124 passageiros. O veículo foi desenvolvido em parceria da Mitsubishi e com a concessionária Metra que opera o corredor São Mateus-Jabaquara, e a extensão de Diadema até o Morumbi. De acordo com o governo, o veículo passará por testes com passageiros até junho deste ano.

Imagem de Edson Lopes Jr.
Imagem de Edson Lopes Jr.

Tais testes devem servir para verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia de tração elétrica, que é movida totalmente a baterias, e não emite poluentes, além do baixo nível de ruído. O ônibus de prefixo 8160, inicialmente era um trólebus, mas foi convertido para a nova tecnologia.

_d59488
Imagem de Edson Lopes Jr.

Ônibus poluentes permanecem no corredor

Continua só na promessa a operação 100% com trólebus no corredor metropolitano. Em 2010 a rede elétrica foi estendida de Piraporinha até o Jabaquara, entretanto foram adquiridos mais veículos a diesel, que elétricos. É bem verdade que nos últimos anos entraram em operação 20 novos trólebus articulados. Em contrapartida outros 24 foram baixados.

O projeto do E bus é uma boa ideia, no entanto a operação com trólebus ainda é mais barata e eficaz, somado a novas tecnologias que minimizam possíveis transtornos ao usuário, como a marcha autônoma, que dão agilidade ao veículo em caso de falta de energia, funcionalidade esta que já está presente nestes novos ônibus elétricos.

_d59484
Imagem de Edson Lopes Jr.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus