2013 sem duvida foi o ano da mobilidade. Um ano marcado pelos protestos que mobilizaram milhares de brasileiros, onde o estopim foi o aumento na passagem de ônibus. Nunca o tema foi tão discutido, e nós esperamos que o assunto não caia no esquecimento.
Como de costume, todo fim de ano exibimos as 10 postagens mais lidas. São elas:
A CPTM esteve como nunca presente nos noticiários sobre transportes, principalmente sobre falhas ou acidentes. Neste acima o problema foi um trem de carga que descarrilou e acertou uma composição da série 1700 na Linha 7-Rubi.
No dia 3 de agosto, postamos a noticia sobre a divisão na construção da futura Linha 19-Celeste do Metrô. Na época a diretriz era a construção da linha entre Guarulhos e Pari, e entre Pari e o Campo Belo. No entanto, nas ultimas semanas foi revelado que o ramal poderá se construído de maneira diferente, onde sua primeira fase seria entre Tancredo Neves – Brigadeiro (previsão para operação a partir de 2020), e a segunda fase entre Brigadeiro – Campo Belo (previsão de operação em meados de 2025). Reveja aqui.
2013 foi marcado também pela polêmica da reorganização das linhas de ônibus na cidade de São Paulo. Prefeitura diz que é para melhor atender os passageiros, mas nem todos os usuários aprovam a medida.
Este ano também foi o das faixas exclusivas. Passageiros satisfeitos com as medidas, onde pesquisas apontam mais de 90% de aprovação.Motoristas não tão satisfeitos assim. Ao mesmo tempo, institutos de pesquisas mostrar queda na aprovação do prefeito Fernando Haddad.
Com alguns anos de atrasos, a população da Vila Aurora enfim ganhou a estação . Bem, agora só falta a troca dos trens. Alguns passam por lá desde os anos 50!
Esta postagem deu início a série História do Metrô de São Paulo, que foi uma pesquisa de Eduardo Ganança (Entusiasta de transportes e infraestrutura urbana e estudante de arquitetura e urbanismo)
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.