Futura Linha 19 – Celeste do Metrô poderá ser construída em 2 fases

Seguindo as postagens sobre as novas linhas em estudos do metrô de São Paulo, hoje vamos falar da futura Linha 19 – celeste, que vai ligar o Campo belo até Guarulhos, passando pelo centro da capital, cujo esta sendo licitado os projetos funcionais dos dois trechos:

O primeiro trata-se da Ligação Pari – Guarulhos, que segundo o edital promoverá uma ligação radial na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, ligando a região central da Capital com a região nordeste.

Este primeiro trecho possui extensão aproximada de 14,6 km, cerca de 14 estações e trechos adicionais para manobra e estacionamento de trens após as estações Pari e Guarulhos (Tancredo Neves). O projeto desse trecho deverá oferecer flexibilidade suficiente para permitir sua implantação independente da implantação da futura Ligação Campo Belo – Pari, porém considerando a possibilidade dessas duas linhas virem a compor uma única linha, operando de Guarulhos a Campo Belo.

Estão inicialmente previstas 14 estações, destacando-se Pari e Dutra, futuros locais de integração com a rede metroferroviária. As estações Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Guançã, Edu Chaves, Fernão Dias, Itapegica, Castelo Branco, Guarulhos e Tancredo Neves possuem potencial para atendimento à demanda lindeira e para integração com o serviço de ônibus.

Já o segundo trecho, a Ligação Campo Belo – Pari, possui extensão aproximada de 11,7 km, cerca de 14 estações e trechos adicionais para manobra e estacionamento de trens após as estações Campo Belo. Estão inicialmente previstas 14 estações e integração com a Linha 5 – Lilás e com a futura Linha 17 – Ouro na estação Campo Belo, com a futura Linha 20 (Lapa – Rudge Ramos) na estação Hélio Pellegrino, com a Linha 2 – Verde na estação Brigadeiro, com a futura Linha 6 – Laranja na estação Bela Vista, com a Linha 3 – Vermelha na estação Anhangabaú, com a Linha 1 – Azul na estação São Bento e com a futura Linha 21 (Pari – São Miguel) do Metrô, linhas 10 – Turquesa / Expresso ABC e 11 – Coral da CPTM na futura estação Pari, passando assim a proporcionar flexibilidade de deslocamentos à toda área de influência da rede sobre trilhos.

Por Renato Lobo, com as informações de licitações do Metrô 


About Renato Lobo

view all posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

4 Comments on this post

  1. O QUE EU QUERIA SABER SE ISSE PROJETO DA LINHA PRA GUARULHOS VAI SAIR DO PAPEL PORQUE E UMA VERGONHA GUARULHOS AINDA NAO TER METRO,PORQUE O ARRECADAMENTO DE GUARULHOS E BEM ALTO PRO GOVERNO,QUE NAO MOVE UMA PALHA POR GUARULHOS

    francesli dos santos / Responder
  2. Excelente projeto, que precisa sair do papel para ser colocado em prática com urgência. Guarulhos necessita de uma linha exclusiva de metrô, ligando a segunda maior cidade do estado de SP à Capital. O itinerário é atraente e funcional, só resta começarem as obras.

    Airton / Responder
  3. esta linha deve ter prioridade, pois a região de guarulhos não tem metrô!

    ALEXANDRO / Responder
    • Imfelizmente as.obras devem comecar la para 2016 ficando pronto ate 2025…a licitacao comecou agora e isso demora

      Daniel / (in reply to ALEXANDRO) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*