Série: Futuras linhas do Metrô SP e CPTM
Já pensou em ir da zona norte da capital paulista direto para a região do Ipiranga sem precisar passar pela estação Sé ou Luz? É o que propõe a futura Linha 16-Violeta, ramal metroviário que vai ligar o Ipiranga ao bairro do Cachoeirinha com 17 Km de extensão e 20 estações que, segundo projeções do estudo “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, será construído de uma única vez:
Conforme podem observar no mapa acima, trata-se de uma continuação da Linha 15-Prata, porem não existe ainda uma definição sobre qual modal atenderá a linha, ou pelo menos a secretária não divulgou será metrô ou monotrilho. O ramal violeta entra no lugar de uma antigo projeto de monotrilho intitulado Linha 16-Prata, que saia da Lapa indo em direção a zona norte, defendido pela gestão passada do governador José Serra. Mas este estudo foi abandonado pela atual administração.
Na nova proposta, a linha parte da estação Ipiranga, fazendo a conexão com as Linhas 10-Turquesa da CPTM, e 15-Prata do Metrô, com a linha 6-Laranja na futura estação Largo Cambuci, com a 3-Vermelha na estação Pedro II, com as linhas 7-Rubi, 8-Diamente e 11-Coral da CPTM na futura estação Bom Retiro, cruzando com a linha 23-Magenta na futura estação Casa Verde, chegando na estação Cachoeirinha.
Nas projeções da STM, o ramal deve começar a operação em meados de 2030.