O secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, diz que a prefeitura faz estudos sobre o desempenho dos corredores de ônibus para que os ganhos de velocidade não fiquem restritos às faixas exclusivas.
O plano é reduzir o número de linhas e, assim, diminuir a quantidade de ônibus nos corredores, alterar itinerários e promover reformas no piso e nas paradas.
O primeiro corredor a sofrer intervenção será o Pirituba-Lapa, que passa por avenidas como Edgar Facó e Francisco Matarazzo e é um dos mais lentos e superlotados.
Deve perder 70% das linhas. Segundo a prefeitura, as ações nesse corredor servirão como modelo para os demais.
Reduções de linhas já ocorreram em boa parte da cidade e não foi bem aceita pela população já o usuário necessita fazer mais baldeações para chegar ao destino final.
Outra situação estudada é a restrição ou até a proibição dos táxis nos corredores. Após pedido da Promotoria, técnicos municipais passaram a apurar o grau de interferência causada pelos táxis.
Também estão sendo testadas formas de pagamento antecipado, para reduzir o tempo de embarque.
Além da reforma dos existentes, a gestão Haddad promete iniciar em 2014 a construção de 150 km de novos corredores. Parte deles em vias que já receberam faixas, como na avenida 23 de Maio.
Neste ano, apesar do anúncio da liberação de R$ 3,1 bilhões para mobilidade, foram iniciadas só duas obras –cujas licitações são da gestão passada. “As obras vão começar em breve”, disse Tatto, sem citar um prazo específico.