SPTrans

Velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas é maior que em corredores

faixa onibusDesde o início de sua gestão, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já implantou na cidade 270 km de faixas exclusivas de ônibus. O que diferencia uma faixa exclusiva de corredor de ônibus é que a faixa fica na pista da direita e recebe carros devido os mesmos entrarem em ruas. Já nos corredores, que ficam na pista da esquerda, não há interferência de carros.

Visto estas diferenças, cremos que a velocidade nos corredores é maior que nas faixas exclusivas. Uma pesquisa revelou o contrário.

Pelo último balanço divulgado, a velocidade média dos ônibus nessas vias subiu de 13,8 km/h para 20,4 km/h –um ganho de quase 50%. Já a velocidade dos ônibus nos noves corredores existentes, que totalizam 130 km, se limitou a 13,5 km/h no primeiro semestre –contra 14,5 km/h no mesmo período do ano passado.

A prefeitura reconhece as distorções e promete uma reestruturação a partir de 2014.

A baixa velocidade nos corredores reforça a preocupação de técnicos devido à degradação de pistas que deveriam ser a solução mais eficiente.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus