Em algumas cidades, como São Paulo por exemplo, é possível saber a localização exata do próximo coletivo que vai passar na parada em que o passageiro espera ansiosamente,a través de aplicativos de celular. Mas, esta novidade a seguir, é diferente de todas as outras: Um serviço que permite o usuário a chamar seu ônibus, pelo smartphone e possibilita ainda a escolha o trajeto.
Apelidado de Kutsuplus, algo como “chamada mais” em português, o serviço de ônibus sob demanda permite que o usuário defina os pontos de partida e chegada e divida a viagem com outras pessoas, já que que não faz sentido usar o serviço sozinho. Seria uma espécie de evolução dos sistemas de caronas.
Entretanto a comodidade custa mais caro que o serviço convencional, cerca de 10 reais de tarifa mais 1,30 por quilômetro rodado. Todavia bem mais barato que um táxi no país. O serviço pode ser pago via smartphone e em breve será possível debitar a tarifa direto na conta do telefone via SMS. Caso a viagem for dividida com outros usuários, um algoritmo determina o trajeto mais curto. A desvantagem é que o custo é o mesmo de utilizar o serviço sozinho, cada passageiro paga a mesma taxa de serviço mais quilometragem. O pagamento pode ser pelo próprio celular.
O veículo pode transportar até nove passageiros e há lugar para carrinhos de bebê e bicicletas. A versão piloto do Kutsuplus iniciou ano passado com 10 ônibus. Até setembro 4.500 pessoas já haviam aderido e o programa deve ser expandido para 100 veículos
Com as informações de Meio Bit