Linha 10-Turquesa da CPTM, a mais bem avaliada segundo pesquisa da ANTP
CPTM

A melhor e a pior linha da CPTM, na visão dos usuários

Recentemente divulgamos aqui no Via Trolebus uma pesquisa da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), e agora traremos a pesquisa de satisfação do usuário da CPTM.

Começando pelos ramais que tiveram aumento satisfação estão a Linha 10-Turquesa e 8 Diamante. Do ramal que corta a região do ABC,  59% dos passageiros da Linha 10 avaliam o serviço prestado como bom ou excelente. O índice, referente a 2012, é 7% maior do que os 52% registrados no ano anterior. Lembrando que há quase dois anos, a linha que prestava serviço até a Luz, foi encurtada e teve seu ponto final na estação Brás. A CPTM argumentou que a mudança era para reduzir o intervalo entre trens, o que parece que acabou sendo plausível, já que houve melhoras nos índices de satisfação.

Linha 10-Turquesa da CPTM, a mais bem avaliada segundo pesquisa da ANTP
Linha 10-Turquesa da CPTM, a mais bem avaliada segundo pesquisa da ANTP

Já a Linha 8-Diamante obteve 56% de opiniões favoráveis, ante 47% no ano anterior. O ramal recebeu 36 novos trens, e teve também redução no intervalo. O ramal será o primeiro da companhia a contar com novo sistema de sinalização, o CBTC.

Queda na avaliação

Como nem tudo são flores, a maior parte das linhas da CPTM teve queda nos índices de avaliação. A Linha 12-Safira (Brás/Calmon Viana) foi a que recebeu pior nota: apenas 26% de classificações como boa ou excelente. Em 2011, a taxa era de 43%. Na média, o serviço prestado pela CPTM foi considerado de bom nível por 44% dos usuários.

Linha 12-Safira: apenas 26% de classificações como boa ou excelente
Linha 12-Safira: apenas 26% de classificações como boa ou excelente

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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