No tempo em que se discute sobre a qualidade do transporte público em São Paulo, uma obra da prefeitura desenterra uma solução que foi soterrada pelo lobby da industria automobilística no passado: os bondes.
Trilhos foram achados na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Operaram desde 1909, onde a linha que ia do rio até o centro foi construída. As obras fazem parte da requalificação do Largo da Batata.
Para preservar nossa burrice histórica, uma equipe de arqueólogos vai limpar os trilhos, fazer fotos e desenhos para catalogação. De acordo com a prefeitura, ainda está em discussão com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) onde será enviado o material.
Foram encontrados outros trilhos na região de Pinheiros. Nas ruas Butantã e Paes Leme, parte da linha já havia sido recuperada. Uma parte desse primeiro achado vai ser instalada na nova praça em Pinheiros, onde ficará exposta ao público.
Em 2013 fazem exatos 45 anos que a cidade de São Paulo dava um dos passos mais controverso em relação a mobilidade urbana: em 27 de março de 1968 eram extintos os bondes de São Paulo. O então prefeito Faria Lima extinguia aquele que poderia ser hoje um sistema de VLT com mais de 200 Km de extensão, com carregamento de média capacidade, como se vê em muitas cidades da Europa.