SPTrans

Com faixa exclusiva no corredor norte-sul, velocidade do ônibus sobe quase 60%

Avenida 23 de maio - faixa excluivaApesar da reclamação por parte de alguns motoristas que se depararam com trânsito acima da média no eixo norte-sul, entre elas a avenida 23 de maio, a velocidade dos ônibus nas vias que compõem uma das artérias da cidade chegou a aumentar quase 60%. Parte destas reclamações são dos munícipes que acreditam que a rua é dos carros, e não de outros modais, como o ônibus que carregam mais pessoas.

Este número é da CET, que fez um estudo preliminar, e divulgou no início da noite desta terça-feira (6), onde a velocidade dos ônibus subiu 58,8% no pico da manhã, sentido centro, e teve elevação de 30% no pico da tarde, no sentido bairro. A companhia que controla o trânsito da cidade comparou o desempenho dos ônibus nesta segunda- feira, dia 05 de agosto, primeiro dia de operação do novo trecho, com o desempenho de 31 de julho, 1º de agosto e 02 de agosto. No sentido centro, a velocidade dos coletivos subiu de 15,16 quilômetros por hora para 24,08 quilômetros por hora na manhã e no sentido bairro, subiu de 17,32 quilômetros por hora para 22,52 quilômetros por hora.

O trecho que foi recém implantando vai desde o Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a Av. Jornalista Roberto Marinho. Um primeiro trecho já começou a funcionar semanas atrás no eixo norte-sul, que vai entre as Ruas Paineira do Campo e Carlos de Souza Nazaré, passando pela Ponte das Bandeiras e atravessando a Avenida do Estado. Lá velocidade dos coletivos quase que dobrou já no primeiro dia de operação. Uma terceira etapa da faixa será implantada no dia 12, seguindo pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica.

Segundo a SPTrans, são atendidos neste trecho por dia útil, 470 mil 360 passageiros, nos dois sentidos, em 46 linhas. A faixa opera de segunda a sexta-feira, nos dois sentidos, das 6 da manhã às 10 da noite.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus